Por La Carretera
Nesta aba iremos registrar o que encontraremos na caminhada até o Primeiro Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária!
Quinta-feira, 23 de maio de 2013 – Titicaca!
Quinta-feira , nosso primeiro dia de férias na Bolívia e decidimos ir para la Isla del Sol no lago Tititcaca.Partimos rumo ao maior lagão das Américas, quiçá do mundo!
No meio do caminho entrou em nossa van Rosalinda , uma boliviana pra lá de simpática e com muita historia pra contar. Durante a hora que estivemos juntos escutamos contos sobre o primeiro casal inca que saiu de dentro das águas do Tititcaca até historias de ovinis e pessoas abduzidas.
Realmente especial, mostrando-nos ao vivo e a cores a verdadeira cultura viva e comunitária de seu povo, passado de geração a geração!
Chegamos tarde em Copacabana e já não conseguimos barcos que nos levasse a ilha sagrada , mas nos contentamos em comer uma deliciosa trucha e cada um buscar sua própria aventura e caminho na ilha!
Copacabana nos deixou com gostinho de quero mais, o desejo de voltar a estas terras com tempo de desfrutar suas belezas , suas paisagens , e com certeza de ouvir mais sobre seus mistérios.
_________________________________________________________________________________________________________________
Quarta-feira, 22 de maio 2013 – Saída a Muruata, povoado distante, selva amazônica e Afrobolivianos!
Quarta levantamos cedo pois havia uma viagem junto a quem ficou mais um dia depois do congresso. Saímos todos em um busão lotado até as tampa em direção ao povoado de Mururata. Morro acima, chegamos a 6000 metros e paramos em um local onde é costume dos Bolivianos que por ali passam, parar para pedir benção a sua viagem.
Uma oferta aos deuses das montanhas…
e seguimos protegidos por mais 3 horas nos caminhos das Cordilheiras dos Andes até baixar a 2000 de altitude e adentrar na Amazônia Boliviana. Uma sensação de “casa” tomou conta com clima agradável entre uma vegetação tropical ao som de maritacas.
Nada mais chegar a vila fomos conhecer o terreno em que um enorme projeto esta sendo lançado , o de construir uma escola de creadores. Ivan Nogalez do projeto Compa esta na frente desta historia e pretende criar ali um lugar de trocas e vivencias para todos os que estão ligados a cultura viva. Neste povoado tem até Rei. Isso mesmo, Rei!!! Ele é descendente de um rei africano tornado escravo na época da escravidão na Bolívia e é reconhecido como alteza juntamente com sua rainha. Porém são as pessoas mais humildes do povoado.
__________________________________________________________________________________________________________________________
Voltamos tarde de lá e passamos fortes emoções com a neblina espessa que perdurou por toda a viagem, fazendo com que nossa volta parecesse uma montanha russa as cegas. Só escutávamos os copilotos gritando: “derecha, derecha!!! recto , recto!!! A la isquierda!!” , sinceramente deu muito medo… só para dizer que foram 4 horas para andar 80km! Chegamos a La Paz com energias mesmo para jantar e ir direto pra cama.
_________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________
Terça-feira, 21 de maio 2013 – Encerramento Congresso
Esse foi um dia especial , ultimo dia de Congresso. O primeiro compromisso do Rochedo foi uma reunião com Pedro Vasconcelos do Minc para falar da nossa situação em Sanca , foi uma boa conversa, trouxe-nos novas perspectivas do atual quadro na cidade a respeito dos pontos de cultura. Até o final da semana teremos a data da visita deles a todos os pontos de cultura da cidade.
A tarde tivemos a reunião da delegação brasileira de cultura viva. Uma reunião com muitas falas emocionadas , reivindicações, desabafos , que mostrou a cada um de nós podemos ser muito mais do que somente um ponto de cultura , fazer parte de algo muito maior , de um movimento que pode ter – se quisermos – o objetivo de transformação social.
Fazemos parte de uma rede que tem todo o potencial de criar algo novo, massss para que isso aconteça, precisamos nos conhecer , estar juntos nas nossas lutas individuais para fortalecer todos os lados. Temos muito o que aprender , mas estamos no caminho. Como encaminhamento desta reunião ficou o trabalho de assegurar que este ano seja aprovada a lei de cultura viva e a lei griô , tirar uma data para o Congresso Nacional de Cultura Viva até final de 2014 e articular o 2º Congresso Latino Americano para 2015 onde a proposta é que seja na fronteira entre Brasil , Argentina e Paraguai.
___
//////////////////
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Da reunião fomos direto para o parque Urbano , onde ocorria o encerramento do Congresso. Nada mais chegar nos deparamos com um ritual com indígenas bolivianos , que tocavam maraca e cantavam ao redor de uma mandala feita de velas, flores e outros elementos.
Ao fundo soava os tambores do Ilu juntamente com as meninas do Peru e do Chile e logo mais abaixo um enorme caminhão da caravana da Argentina discursava em altos falantes a jornada de 6 dias desde Buenos Aires a La Paz com aproximadamente 300 pessoas.
\\\ O Congresso finalizou oficialmente com uma festa no mercado do Camacho, bem diversificada , nós nos retiramos mais cedo já que outras energias tinha tomado conta de grande parte dos rochas.
Segunda, 20 de maio 2013 – Apoio da América Latina a São Carlos e Sarau na casa Sólon!
Essa segunda-feira começou a todo o vapor! Pela manhã participamos de um mesa de discussão pela manhã com Ivan Nogales e outros importantes nomes do Cultura Viva, conseguimos produzir alguns vídeos de apoio de representantes importantes da América Latina para o programa de Cultura Viva e Pontos de Cultura da Rede de São Carlos! Mais um sinal que estamos no caminho certo, e na busca de uma solução para que os Pontos de Cultura em São Carlos permaneçam ativos!
Veja os Vídeos a baixo:
No fim da tarde para o começo da noite o Rochedo de Ouro foi se apresentar no sarau de uma casa de artes plásticas, fundação Solon (http://www.funsolon.org/ingles_solon.htm) ..de um famoso muralista da Bolívia.
Nesse evento rolou poesias, musica com Mestre Lumumba e seus batuqueiros Rochas, Rap, e uma Batucada do Rochedo de Ouro =]
Veja os vídeos a baixo! =]
Rochedo na Galeria Sólion:
É isso galera! Rumo ao ultimo dia de congresso em la paz na terça-feira, e dia 23 está planejada uma saída para uma comunidade Afro-Boliviana, vamos ver como acontece! Em breve mais noticias!
Domingo, 19 de maio 2013 – Intervenções Artísticas por La Paz e Festa Brasileira
Domingo iniciou-se com uma mesa de apresentação de vários ministros de cultura , secretários , coordenadores e pessoas vinculadas de forma publica com o programa de cultura viva comunitária de diversos países. Somente uma pergunta foi feita a eles : Qual compromisso poderiam fazer hoje com o programa? Todos falaram muito sobre o compromisso da ampliação da rede , de como somos importantes para o processo de transformação social e também dos estados , e inclusive o ministro de cultura da Bolívia citou uma frase de Evo Morales dizendo : “A cultura é como a bola branca de um jogo de bilhar, é ela quem dita a situação do jogo , a direção de todas as outras bolas , e quando ela cai no buraco , pagamos dobrado”.
Foi impossível não sentir uma certa frustração frente a nossa situação atual em São Carlos , estamos no contra fluxo de um movimento em ascensão em toda América Latina. Mas esse momento esta servindo de combustível para voltar com forca total pra terrinha e seguir lutando pelo o que é nosso!
Também hoje a partir das 10 começou a mostra artística, em alguns pontos de La Paz e El Alto onde foram montados alguns palcos. Diversas apresentações musicais e teatros de grupos de vários países, acontecendo simultaneamente. Pudemos acompanhar algumas delas:
Aqui está o vídeos que mostra alguns grupos se apresentando, dentre eles: Mestre Lumumba, Ilu Oba de Min, o grupo chileno Chinchin Tirapie, e ou grupo muito bom de Cantores Bolivianos que infelizmente não descobrimos o nome.
A noite, após o jantar no mercado do Camacho, aconteceu uma noite brasileira e tivemos o prazer de tocar junto com diversos batuqueiros e músicos em uma greia que teve um pouco de tudo , até capoeira ao som das alfaias.
Como Mestre Lumumba disse “estes momentos nos humanizam e por isso são tao importantes”. Depois saimos de andada e fomos fazendo um arrasto junto com todos até o hotel Wesley onde seguimos com samba de roda , afoxé , jongo e até um tecno brega do Pará no intervalo dos batuqueiros.
Video Rochedo no Arrastão:
Sábado, 18 de maio 2013 – Começa o Congresso
Sábado começaram as atividades programadas do congresso, pela manhã o cadastramento, e a tarde uma intervenção cultural pela cidade! Primeiras impressões?
Que a organização ainda esta se organizando, a programação é viva e se transforma em cada momento. Depois de passar a manhã entre aqui e acolás com todos os instrumentos nas costas (nosso treinamento) chegamos no mercado e encontramos a delegacion brasileña.
Somos en La Paz por volta de 200 de vários estados , só de Sampa somos 100. A tarde o Rochedo estreiou na sua versão invierno , tocando na frente do cemiterio com uma parte da caravana e na expectativa de encontrar com a outra parte que descia a pé desde la ciudad del Alto ( e é do alto MESMO) . Algumas horas depois voltamos a nossa base para fazer a publicação e toma uma cervejinha, por que ninguem é de ferro, e parada continua noite a dentro. Diga-se de passagem que almoçamos pollo , jantamos pollo , lanchamos pollo,
De noite rolou a abertura oficial do evento, na praça San Francisco , pronunciamentos e apresentações culturais, com direito a fuzarca de diversos grupos de países diferentes, organizados pelo Mestre Lumumba! Temos imagens produção?! Sim temos imagens logo mais! 😉
… em breve novidades de la carretera.
Aqui um pequeno vídeo do comecinho…do esquenta do nosso baque!
Sexta-feira, 17 de maio 2013 – Rochedo a caminho de La Paz
Hola compas! Que tal?!
Rochedo de Ouro saiu por la Carretera, viajando e se aventurando pelas altas montanhas da Bolivia em La Paz!
Mas o que o Rochedo estaria fazendo por La Paz?!
Bom, no momento aqui encontram-se diversos grupos culturais de LatinoAmerica, para conhecer, discutir e conversar sobre as politicas culturais voltadas à cultura viva comunitária do continente! Uma oportunidade única de encontrar grupos do Brasil todo, e outros países de LatinoAmerica!
Saímos de Sanca na sexta, dia 17, logo que amanheceu, com a Paratosa (como uma balsa) carregada de tambores, mochilas, o “Hola que Tal?” na ponta da lingua e muita expectativa! Chegamos a Guarulhos e embarcamos de BOA, a Bolivariana de Aviación, rumo a Santa Cruz de La Sierra… e já no vôo reencontramos amigos de caminhada e reconhecemos outros que partiam para a CARAVANA POR LA PAZ.
Novo vôo (friozinho na barriga e na ponta dos pés), e fomos muy bien recepcionados em La Paz, cidade sede do Congresso, onde três ônibus se dispuseram a distribuir o povo em diversos hostels…
A primeira sensação da altitude ficou clara quando colocamos todas as mochilas nas costas e bateu aquela brisa , uma tontura leve com estilo de ressaca… no pasa naaada… um mate de coca e tudo começou a ficar melhor. Já eram altas horas da noite, mas com os habitantes da cidade ocupando as ruas intensamente, em meio a businassos de um trânsito inusitado até mesmo para nós… muitos carros transitando e disputando espaço, porém quase todos carros coletivos (raríssimo encontrar um solitário dirigindo seu carango amarelo!).
Sentimos um tanto com o frio e a “falta” de oxigênio do local – estamos a cima de 3.500 metros de altitude – teve gente que passou mal com el soroche! O aconchego veio na hora de dormir… (mesmo com o som da balada anos 80 do nosso hostel) o edredão é bão!!!!
Pingback: Rochedo Por la Carretera! « Rochedo de Ouro
#1 by Nadia on maio 19th, 2013
Quote
que delicia amigos!! to sorrindo junto
#2 by Igão on maio 21st, 2013
Quote
Ducarai galera! representem a favela aí! Só com o baque para esquentar um pouco esse frio ducabrunco! abração! tragam regalitos pros irmao
#3 by Jorge on outubro 14th, 2013
Quote
Adorei pessoal, ficou show mesmo! Muito sucesso a todos vocês da comunidade. La paz é um lugar muito interessante, uma cultura muito rica, aproveitem cada minuto.
Abraço!