O Maracatu

MARACATU NAÇÃO OU DE BAQUE VIRADO

Remanescente da cultura Afro-brasileira, encontrado principalmente em Recife-PE, é uma manifestação cultural organizada em torno de comunidades onde se localizam as sedes das Nações, geralmente em morros e favelas que rodeiam a metrópole.

A cultura do maracatu provém de folguedos do continente africano, simbolizando os cortejos e coroações de reis e rainhas do Congo e, portanto, está entre nós desde a época da escravidão como uma das fortes referências da cultura afro-brasileira.

A Nação traz os vários personagens de uma corte real – onde desfilam o Rei, a Rainha, os vassalos, a Dama de Passo, que segura a Calunga (boneca protetora do Maracatu), entre outras figuras – que durante o cortejo dançam com movimentos giratórios. Dançando, suas roupas coloridas e imponentes produzem efeitos impressionantes ao olhar de quem as observa, representando ali “toda a sociedade brasileira, o negro, o escravo, o rei e o branco”- (Mestre Walter França do Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife).

O maracatu nação é marcado por uma música forte – o baque – oriunda de uma orquestra de percussão formada por grandes tambores (alfaias), tarol, gonguê, abê e ganzá. É interessante salientar a importância dos mestres dentro do baque, que carregam consigo toda a tradição e conseqüente força do Maracatu, passando de geração para geração seu conhecimento e sabedoria.

Além do lado profano desta manifestação artística, cujo palco é a rua e que envolve toda a comunidade da nação de maracatu, existem também os cuidados do lado religioso – normalmente sob responsabilidade da rainha e ialorixá, bem como dos filhos-de-santo de sua casa e adeptos da nação, onde cada nação cultua seus antepassados (eguns) e mantém acesa a chama que valoriza sua história pessoal. Este conhecimento da história e da cultura afrobrasileira não é do tipo que transparece nos meios de comunicação da mídia, sendo desconhecido da maioria das pessoas que se interessam por esta manifestação cultural mas não enxergam esta realidade, pois é um conhecimento da tradição nagô que só pode ser apreendido pela prática e pela vivência cotidiana com as comunidades locais.

fotos retiradas do site www.inventariomaracatus.blogspot.com