Por La Carretera

capa_congresso
Nesta aba iremos registrar o que encontraremos na caminhada até o Primeiro Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária!

 

Quinta-feira, 23 de maio de 2013 – Titicaca!

IMG_7840

Quinta-feira , nosso primeiro dia de férias na Bolívia e decidimos ir para la Isla del Sol no lago Tititcaca.Partimos rumo ao maior lagão das Américas, quiçá do mundo!

No meio do caminho entrou em nossa van Rosalinda , uma boliviana pra lá de simpática e com muita historia pra contar. Durante a hora que estivemos juntos escutamos contos sobre o primeiro casal inca que saiu de dentro das águas do Tititcaca até historias de ovinis e pessoas abduzidas.

IMG_7850

deus sol

IMG_7837

Realmente especial, mostrando-nos ao vivo e a cores a verdadeira cultura viva e comunitária de seu povo, passado de geração a geração!

Chegamos tarde em Copacabana e já não conseguimos barcos que nos levasse a ilha sagrada , mas nos contentamos em comer uma deliciosa trucha e cada um buscar sua própria aventura e caminho na ilha!

IMG_7858

chicos nadando!

SONY DSC

portoi de copacabana. Titicaca

Copacabana nos deixou com gostinho de quero mais, o desejo de voltar a estas terras com tempo de desfrutar suas belezas , suas paisagens , e com certeza de ouvir mais sobre seus mistérios.

IMG_7855

hora das trutass

_________________________________________________________________________________________________________________

Quarta-feira, 22 de maio 2013 – Saída a Muruata, povoado distante, selva amazônica e Afrobolivianos!

IMG_7742

Quarta levantamos cedo pois havia uma viagem junto a quem ficou mais um dia depois do congresso. Saímos todos em um busão lotado até as tampa em direção ao povoado de Mururata. Morro acima, chegamos a 6000 metros e paramos em um local onde é costume dos Bolivianos que por ali passam, parar para pedir benção a sua viagem.

IMG_7748

Uma oferta aos deuses das montanhas…

IMG_7754

e seguimos protegidos por mais 3 horas nos caminhos das Cordilheiras dos Andes até baixar a 2000 de altitude e adentrar na Amazônia Boliviana. Uma sensação de “casa” tomou conta com clima agradável entre uma vegetação tropical ao som de maritacas.

trilha do tche

trilha do tche…região de mata amazonica

Nada mais chegar a vila fomos conhecer o terreno em que um enorme projeto esta sendo lançado , o de construir uma escola de creadores. Ivan Nogalez do projeto Compa esta na frente desta historia e pretende criar ali um lugar de trocas e vivencias para todos os que estão ligados a cultura viva. Neste povoado tem até Rei. Isso mesmo, Rei!!! Ele é descendente de um rei africano tornado escravo na época da escravidão na Bolívia e é reconhecido como alteza juntamente com sua rainha. Porém são as pessoas mais humildes do povoado.

IMG_7778_____IMG_7792_____________________________________________________________________________________________________________________

Voltamos tarde de lá e passamos fortes emoções com a neblina espessa que perdurou por toda a viagem, fazendo com que nossa volta parecesse uma montanha russa as cegas. Só escutávamos os copilotos gritando: “derecha, derecha!!! recto , recto!!! A la isquierda!!” , sinceramente deu muito medo… só para dizer que foram 4 horas para andar 80km! Chegamos a La Paz com energias mesmo para jantar e ir direto pra cama.

IMG_7788

ivan nogalez

IMG_7798

rainha do povoado!

_________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________

Terça-feira, 21 de maio 2013 – Encerramento Congresso

Esse foi um dia especial , ultimo dia de Congresso. O primeiro compromisso do Rochedo foi uma reunião com Pedro Vasconcelos do Minc para falar da nossa situação em Sanca , foi uma boa conversa, trouxe-nos novas perspectivas do atual quadro na cidade a respeito dos pontos de cultura. Até o final da semana teremos a data da visita deles a todos os pontos de cultura da cidade.

   Sanca e MinC

A tarde tivemos a reunião da delegação brasileira de cultura viva. Uma reunião com muitas falas emocionadas , reivindicações, desabafos , que mostrou a cada um de nós podemos ser muito mais do que somente um ponto de cultura , fazer parte de algo muito maior , de um movimento que pode ter – se quisermos – o objetivo de transformação social.

comissaobrasileira2

ponteiros brasileiros reunidos

Fazemos parte de uma rede que tem todo o potencial de criar algo novo, massss para que isso aconteça, precisamos nos conhecer , estar juntos nas nossas lutas individuais para fortalecer todos os lados. Temos muito o que aprender , mas estamos no caminho. Como encaminhamento desta reunião ficou o trabalho de assegurar que este ano seja aprovada a lei de cultura viva e a lei griô , tirar uma data para o Congresso Nacional de Cultura Viva até final de 2014 e articular o 2º Congresso Latino Americano para 2015 onde a proposta é que seja na fronteira entre Brasil , Argentina e Paraguai.

comissaobrasileira

final da tarde com brasileiros reunidos

encerramento4

encontros de encerramento do congresso no parque

___

//////////////////

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Da reunião fomos direto para o parque Urbano , onde ocorria o encerramento do Congresso. Nada mais chegar nos deparamos com um ritual com indígenas bolivianos , que tocavam maraca e cantavam ao redor de uma mandala feita de velas, flores e outros elementos.

encerramento1

ritual dos indios bolivianos

Ao fundo soava os tambores do Ilu juntamente com as meninas do Peru e do Chile e logo mais abaixo um enorme caminhão da caravana da Argentina discursava em altos falantes a jornada de 6 dias desde Buenos Aires a La Paz com aproximadamente 300 pessoas.

encerramento3

tambores reunidos

\\\ O Congresso finalizou oficialmente com uma festa no mercado do Camacho, bem diversificada , nós nos retiramos mais cedo já que outras energias tinha tomado conta de grande parte dos rochas.

Segunda, 20 de maio 2013 – Apoio da América Latina a São Carlos e Sarau na casa Sólon!

Essa segunda-feira começou a todo o vapor! Pela manhã participamos de um mesa de discussão pela manhã com Ivan Nogales e outros importantes nomes do Cultura Viva, conseguimos produzir alguns vídeos de apoio de representantes importantes da América Latina para o programa de Cultura Viva e Pontos de Cultura da Rede de São Carlos! Mais um sinal que estamos no caminho certo, e na busca de uma solução para que os Pontos de Cultura em São Carlos permaneçam ativos!

Veja os Vídeos a baixo:

No fim da tarde para o começo da noite o Rochedo de Ouro foi se apresentar no sarau de uma casa de artes plásticas, fundação Solon (http://www.funsolon.org/ingles_solon.htm) ..de um famoso muralista da Bolívia.

Nesse evento rolou poesias, musica com Mestre Lumumba e seus batuqueiros Rochas, Rap, e uma Batucada do Rochedo de Ouro =]

Veja os vídeos a baixo! =]

Rochedo na Galeria Sólion:

É isso galera! Rumo ao ultimo dia de congresso em la paz na terça-feira, e dia 23 está planejada uma saída para uma comunidade Afro-Boliviana, vamos ver como acontece! Em breve mais noticias!

Domingo, 19 de maio 2013 – Intervenções Artísticas por La Paz e Festa Brasileira

Domingo iniciou-se com uma mesa de apresentação de vários ministros de cultura , secretários , coordenadores e pessoas vinculadas de forma publica com o programa de cultura viva comunitária de diversos países. Somente uma pergunta foi feita a eles : Qual compromisso poderiam fazer hoje com o programa? Todos falaram muito sobre o compromisso da ampliação da rede , de como somos importantes para o processo de transformação social e   também dos estados , e inclusive o ministro de cultura da Bolívia citou uma frase de Evo Morales dizendo : “A cultura é como a bola branca de um jogo de bilhar, é ela quem dita a situação do jogo , a direção de todas as outras bolas , e quando ela cai no buraco , pagamos dobrado”.

figura públicas

Foi impossível não sentir uma certa frustração frente a nossa situação atual em São Carlos , estamos no contra fluxo de um movimento em ascensão em toda América Latina. Mas esse momento esta servindo de combustível para voltar com forca total pra terrinha e seguir lutando pelo o que é nosso!

IMG_6034 IMG_6055

 

Também hoje a partir das 10 começou a mostra artística, em alguns pontos de La Paz e El Alto onde foram montados alguns palcos. Diversas apresentações musicais e teatros de grupos de vários países, acontecendo simultaneamente. Pudemos acompanhar algumas delas:

Chinchin Tirapie

Chinchin Tirapie

 

Aqui está o vídeos que mostra alguns grupos se apresentando, dentre eles: Mestre Lumumba, Ilu Oba de Min, o  grupo chileno Chinchin Tirapie, e ou grupo muito bom de Cantores Bolivianos que infelizmente não descobrimos o nome.

 

A noite, após o jantar no mercado do Camacho, aconteceu uma noite brasileira e tivemos o prazer de tocar junto com diversos batuqueiros e músicos em uma greia que teve um pouco de tudo , até capoeira ao som das alfaias.

DSCN4925
roda de capoeira ao som de muitos tambores

 

Mestres Lumumba e Simpĺicio

Mestres Lumumba e Simpĺicio

 

Como Mestre Lumumba disse “estes momentos nos humanizam e por isso são tao importantes”. Depois saimos de andada e fomos fazendo um arrasto junto com todos até o hotel Wesley onde seguimos com samba de roda , afoxé , jongo e até um tecno brega do Pará no intervalo dos batuqueiros.

batuqueiros reunidos

batuqueiros reunidos

DSCN4998

cultural dos brazucas de noite no hotel

 

 

 

Video Rochedo no Arrastão:

Sábado, 18 de maio 2013 – Começa o Congresso

Sábado começaram as atividades programadas do congresso, pela manhã o cadastramento, e a tarde uma intervenção cultural pela cidade! Primeiras impressões?

IMG_5477

Que a organização ainda esta se organizando, a programação é viva e se transforma em cada momento. Depois de passar a manhã entre aqui e acolás com todos os instrumentos nas costas (nosso treinamento) chegamos no mercado e encontramos a delegacion brasileña.

IMG_5820

Somos en La Paz por volta de 200 de vários estados , só de Sampa somos 100. A tarde o Rochedo estreiou na sua versão invierno , tocando na frente do cemiterio com uma parte da caravana e na expectativa de encontrar com a outra parte que descia a pé desde la ciudad del Alto ( e é do alto MESMO) . Algumas horas depois voltamos a nossa base para fazer a publicação e toma uma cervejinha, por que ninguem é de ferro, e parada continua noite a dentro. Diga-se de passagem que almoçamos pollo , jantamos pollo , lanchamos pollo,

IMG_5604

De noite rolou a abertura oficial do evento, na praça San Francisco , pronunciamentos e apresentações culturais, com direito a fuzarca de diversos grupos de países diferentes, organizados pelo Mestre Lumumba! Temos imagens produção?! Sim temos imagens logo mais! 😉

… em breve novidades de la carretera.

IMG_5743

 

Aqui um pequeno vídeo do comecinho…do esquenta do nosso baque!

 

Sexta-feira, 17 de maio 2013 – Rochedo a caminho de La Paz

Hola compas! Que tal?!

Rochedo de Ouro saiu por la Carretera, viajando e se aventurando pelas altas montanhas da Bolivia em La Paz!

Mas o que o Rochedo estaria fazendo por La Paz?!

Bom, no momento aqui encontram-se diversos grupos culturais de LatinoAmerica, para conhecer, discutir e conversar sobre as politicas culturais voltadas à cultura viva comunitária do continente! Uma oportunidade única de encontrar grupos do Brasil todo, e outros países de LatinoAmerica!

  IMG_7275

Saímos de Sanca na sexta, dia 17, logo que amanheceu, com a Paratosa (como uma balsa) carregada de tambores, mochilas, o “Hola que Tal?” na ponta da lingua e muita expectativa! Chegamos a Guarulhos e embarcamos de BOA, a Bolivariana de Aviación, rumo a Santa Cruz de La Sierra… e já no vôo reencontramos amigos de caminhada e reconhecemos outros que partiam para a CARAVANA POR LA PAZ.

IMG_7280

Novo vôo (friozinho na barriga e na ponta dos pés), e fomos muy bien recepcionados em La Paz, cidade sede do Congresso, onde três ônibus se dispuseram a distribuir o povo em diversos hostels…

A primeira sensação da altitude ficou clara quando colocamos todas as mochilas nas costas e bateu aquela brisa , uma tontura leve com estilo de ressaca… no pasa naaada… um mate de coca e tudo começou a ficar melhor. Já eram altas horas da noite, mas com os habitantes da cidade ocupando as ruas intensamente, em meio a businassos de um trânsito inusitado até mesmo para nós… muitos carros transitando e disputando espaço, porém quase todos carros coletivos (raríssimo encontrar um solitário dirigindo seu carango amarelo!).

Sentimos um tanto com o frio e a “falta” de oxigênio do local – estamos a cima de 3.500 metros de altitude – teve gente que passou mal com el soroche! O aconchego veio na hora de dormir… (mesmo com o som da balada anos 80 do nosso hostel) o edredão é bão!!!!

IMG_7292

3 comentários (e um trackback)

  • #1 by Nadia on maio 19th, 2013

    Quote

    que delicia amigos!! to sorrindo junto

  • #2 by Igão on maio 21st, 2013

    Quote

    Ducarai galera! representem a favela aí! Só com o baque para esquentar um pouco esse frio ducabrunco! abração! tragam regalitos pros irmao

  • #3 by Jorge on outubro 14th, 2013

    Quote

    Adorei pessoal, ficou show mesmo! Muito sucesso a todos vocês da comunidade. La paz é um lugar muito interessante, uma cultura muito rica, aproveitem cada minuto.

    Abraço!