Histórico

“Lá na mata tem um Rochedo,
Foi tupã quem me mandou eu ir lá!
Foi meu Mestre quem ordenou,
Leva os tambor que é pra gente zoar!”
Mestre Walter

É a partir de um primeiro contato com o batuqueiro Éder “O” Rocha em oficinas na cidade de São Paulo, e posteriormente com o maracatu em Recife- Pernambuco que nasce as primeiras experiências de um grupo de maracatu na cidade de São Carlos, batizado como “Rochedo de Ouro”. Somos um grupo artístico que vivencia a cultura do Maracatu de Baque Virado através de sua música e dança, em um trabalho que valoriza a cultura tradicional do povo brasileiro, principalmente afro descendente , atuando na cidade de São Carlos desde 2002, realizando arrastões pelas ruas de diversos bairros, bem como apresentações em eventos e comemorações.

O trabalho do Rochedo de Ouro ao longo dos anos estendeu – se à realizações de oficinas sobre a cultura, música e dança do Maracatu de Baque Virado em parceria com diversos grupos e comunidades de São Carlos e também de outros municípios. Nos trabalhos, são realizadas toadas de autoria do grupo, de domínio público, e de nações conhecidas de Recife, envolvendo não só a música, mas também o movimento do corpo, pois quem já vivenciou sabe que o maracatu não permite ficar calado ou parado!

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

No âmbito da tradição, este trabalho tem como sua principal fonte e estrela guia o Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife,fundado em 16 de Julho de 1906, na cidade de Recife, sendo hoje sediada no morro Alto José do Pinho e presidida desde 1995 pela Rainha Marivalda Maria dos Santos. Desde então, com muito esforço , dificuldades e conquistas, a Nação vem ganhando cada vez mais repercussão e respeito não só em Pernambuco, mas em todo território nacional e internacional, pelo papel fundamental que cumpre o trabalho de resgate e divulgação da cultura do Maracatu de Baque Virado, tendo a frente de sua poderosa percussão “Trovão Azul” o conhecido Mestre Walter de França.

      

Entendendo a importância da transmissão deste conhecimento tradicional, com seus princípios e particularidades, o grupo Rochedo de Ouro, já organizou sete vivências abertas entre os anos de 2003 e 2010, contando com a vinda de integrantes desse Maracatu para São Carlos – mestre da percussão Walter de França e mestre da dança Maurício Soares – e Eder Rocha quando foram realizados cursos, oficinas de música e dança e palestras sobre o tema, sempre no esforço de abranger o público da Universidade , dos grupos culturais e a população em geral da cidade.

————————————————————————————————————

Também através de muito esforço e luta do grupo, a partir de 2011 é formalizado como Associação Cultural “Rochedo de Ouro”, com o qual buscamos ampliar ainda mais o alcance e potencial de nosso trabalho. Para além disto, fica um compromisso do grupo para com as tradições do Maracatu , mas também com o empoderamento e apropr iação da cultura popular brasileira pelo seu próprio povo, o qual vêm sendo sistematicamente excluído e privado de suas raízes históricas e culturais. Neste sentido, um dos objetivos do grupo nesse novo período é aperfeiçoar seu trabalho em todos os sentidos, além de tentar envolver cada vez mais a população sancarlense com o maracatu.

1 comentário

  • #1 by Jose Antonio on julho 27th, 2011

    Quote

    Valeu chico e toda a turma do rochedo de ouro.
    Saudades dos velhos tempos.
    Saudações fraternas.
    Junior Catatau.